O valor nutritivo dos alimentos depende de muitos fatores. Um deles é a época da estação ou da safra (para frutas e vegetais). O cheiro, a cor e a textura dos alimentos também vão influenciar seu valor nutritivo. Tudo isso deve ser observado na hora da escolha e da compra. Para evitar qualquer problema e garantir a compra de um produto saudável, siga essas orientações:
Produtos embalados
- Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo.
- A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada.
- O produto não deve estar com a cor, cheiro ou consistências alteradas.
- Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os refrigeradores e freezers ligados e em temperatura adequada.
- Só compre produtos de origem animal com o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura.
- O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento.
- Se houver qualquer dúvida sobre o uso e conservação do produto, consulte o serviço de orientação ao cliente do local de venda e da indústria.
Carnes, aves, peixes e ovos
1. Carne bovina e de porco - Quando frescas, são compactas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada, o cheiro for desagradável e não houver origem determinada e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura, denominado Serviço de Inspeção Federal (SIF).
2. Carne moída - Se a carne já estiver moída, tenha a certeza de que a origem é segura e também inspecionada(SIF). Prefira a que já se encontra em embalagem e que contenha data de validade.
3. Frango e aves - Estão bons quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Verifique o carimbo de inspeção (SIF) e a validade.
4. Ovos - Quando novos, têm a casca pouco porosa, bem limpa e sem rachaduras. Para saber se o ovo está velho, é só colocá-lo numa vasilha com água e sal. Se ele flutuar, é porque está velho. Não use o ovo também se a clara ou gema grudarem na casca, se tiver cheiro diferente, podridão ou sabor anormal.
5. Peixe, camarão e mariscos - Estão frescos quando os olhos são arredondados, a guelra é vermelha, o cheiro é suave, a pele está brilhante e as escamas firmes. Se você apertar a carne, ela deve voltar à posição rapidamente. O camarão precisa estar com a cabeça presa ao corpo, a carapaça firme, o olho brilhante e o cheiro agradável.
6. Miúdos (coração, fígado, rins, língua) - Estão bons quando a superfície é brilhante, firme ao tato e a cor é regular, sem pontos brancos. É importante também que não haja mau cheiro.
7. Embutidos (salsicha, lingüiça, salame, mortadela, presunto) - A cor deve ser original, sem fungos ou corantes demais. Salsicha e lingüiça não podem ter bolhas de ar ou apresentar líquidos. Observe se o salame não tem bolor, está escuro demais ou endurecido pela perda de água.
Hortaliças e frutas
As hortaliças e frutas próprias para consumo não devem apresentar:
- Partes ou casca amolecidas, manchadas, mofadas ou de cor alterada.
- Polpa amolecida com mofo.
- Folhas, raízes e talos murchos, mofados ou estragados.
- Qualquer alteração na cor normal.
- Qualquer modificação no cheiro característico.
- Consistência alterada, esponjosa.
- Perfurações, enrugamento.
- Excesso ou falta de umidade característica.
Prefira as frutas e verduras da estação. Além de mais econômicas, conservam melhor os nutrientes.
O texto completo sobre encolha e conservação dos ingredientes pode ser conseguido em: http://www.turminha.mpf.gov.br/para-o-professor/para-o-professor/publicacoes/Cuidados-com-os-alimentos.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário