domingo, 11 de setembro de 2011

GELÉIA DE BRILHO



Não há como abrir mão da aparência quando o assunto é sobremesa. Muito são os artifícios utilizados na confeitaria para tornar as preparações irresistíveis, mas uma das mais utilizadas é a geleia de brilho. Sua utilização em bolos e tortas é quase obrigatória, dada a grande diferença que ela proporciona no resultado final nesse tipo de preparação. No SENAC são utilizadas geleias de brilho industrializadas, mas elas podem ser feitas de forma caseira. Seguem as receitas:

GELÉIA DE BRILHO (BASE)

Ingredientes:
  • 100 g de glicose
  • 250 ml de água
  • 25 g de gelatina em pó
  • Aromatizante e corante (opcional) a gosto

Modo de preparo:
Coloque para ferver a glicose e a água. Hidrate a gelatina em um pouco de água, e leve ao fogo, em banho–maria, para dissolver. Incorpore a gelatina à mistura anterior e, caso precise, acrescente o aromatizante e o corante na cor desejada.

DICA:
Para GELÉIA DE BRILHO DE FRUTAS mistura 1 parte de geléia de brilho para ½ parte da polpa de fruta desejada. Esse tipo de preparação pode, ou não, ser levada ao fogo para cozimento da polpa escolhida.


GELÉIA DE BRILHO DE MORANGO

Ingredientes:
  • 300 g de geléia de brilho (BASE)
  • 150 g de polpa de fruta

Modo de preparo:
Misture o a geleia de brilho base e a polpa de fruta e bata com o fuê até que a preparação fique completamente homogeneizada. Utilize fria ou aquecida.

Abaixo segue algumas aplicações da geleia de brilho

Paltel Melba
Torta de Frutas Vermelhas
Tarteletes de Frutas
Torta de Maracujá





Um comentário:

  1. Olá! Eu segui a receita e depois de fria ficou dura. Onde será que errei?
    Obrigada
    Sueli

    ResponderExcluir