sábado, 4 de junho de 2011

MASSEIRA ou AMASSADEIRA



Sua função é misturar e sovar a massa. O modelo mais comum é composto de um tacho (bacia), onde os ingredientes são incorporados, e a sova é feita por um braço (ou garfo) de forma espiral, perpendicular à base do tacho. Este tipo possui duas velocidades, uma lenta, com a finalidade única de mistura, e outra rápida, que desenvolve o glúten da massa, dispensando o cilindro.

Conhecida por masseira semirápida, ela geralmente apronta a massa em torno de 10 a 15 minutos (o tempo é uma referência, mas não um controle, para saber o ponto em que a massa adquire o "Ponto de Véu da Massa”).

As masseiras rápidas, possuem uma única velocidade (ao redor de 380 rpm), e a disposição dos garfos (geralmente 2 extremidades) são semelhantes à base de um liquidificador. Também dispensa o cilindro, mas devido ao calor excessivo desprendido pelo atrito, necessita o uso de água gelada.

Geralmente prepara a massa em torno de 5 à 7 minutos. A masseira convencional, há muito deixou de ser usada por ser lenta e exigir o uso do cilindro. Ela apenas mistura os ingredientes, e o garfo é inclinado, com extremidade em formato de um aro achatado.


3 comentários:

  1. bom dia! to querendo montar uma mini padaria no interior da Bahia e não tenho muito conhecimento,portanto gostaria de uma opinião, qual melhor para trabalhar,masseira ou amassadeira????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também estou no mesmo caminho, e em dúvida se realmente é dispensável o cilindro.
      Pois também irei montar uma mini padaria no interior e estou fazendo as pesquisas.

      Excluir