sábado, 4 de junho de 2011

PASTELARIA


Uma semana depois de iniciado o módulo de PASTELARIA, do Curso de Cozinha do SENAC, é possível perceber a complexidade por trás deste setor da gastronomia. Uma infinidade de massas e preparações, todas com necessidade de precisão na sua execução, têm exigido de todos nós atenção e dedicação redobradas.

Some-se a isto o fato da turma ter sido dividida em dois grupos, uma responsável pelas preparações doces (bolos, tortas, musses...) e outra pelos salgados (pães, empadas, coxinhas...).

Na continuidade do blog também adotarei uma divisão da pastelaria em duas partes distintas: Panificação e Confeitaria. Com isso, busco facilitar o processo de escolha, organização e publicação dos textos.

Inicialmente, postarei os textos relativos à Panificação, pelo fato de fazer parte dos alunos que compõem esta turma. As exceções ficarão por conta das receitas, ou dicas, que sejam passadas pelo setor da Confeitaria mas que não façam parte da apostila.

Para começar a falar sobre o universo da Panificação falarei um pouco sobre algumas das máquinas que utilizamos na produção dos pães e salgados, são eles:

·         Balança
·         Masseira ou amassadeira
·         Forno
·         Cilindro
·         Divisora
·         Modeladora
·         Armário
·         Esteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário